Conheça a história da Vitória Vasconcelos, Alumni do Projete recém-aprovada no vestibular, e se inspire em sua trajetória!

 

Existe uma crença em que quando se espalham boas notícias e bons exemplos, elas geram um efeito dominó contagiante. Por acreditarmos nisso, iremos a cada newsletter mostrar uma história inspiradora dentro da nossa comunidade. Sejam nossos jovens, voluntários, parceiros e equipe, temos muito a compartilhar e influenciar para mantermos ativo o pensamento de que o lugar que você vem ou está, não determina onde você pode chegar!

 

A jovem Vitória Ramos Vasconcelos, integrante da turma laranja do Projete 2023, é um grande exemplo de inspiração nos estudos. Em seu último ano do ensino médio, ela se encontrava sem perspectivas de formação acadêmica. Sem condições de arcar com uma faculdade particular, ela acreditava que não conseguiria cursar ensino superior devido a falta de preparo e apoio de cursinhos para ser aprovada no vestibular.

Tudo mudou ao ingressar no Projete e receber a motivação e estímulo dos tutores da turma laranja. Em ensino integral, seus momentos de estudos mais intensos eram aos fins de semana e férias, realizando simulados, exercícios e assistindo aulas pelo YouTube e plataformas disponibilizadas pelo governo. Apesar das dificuldades, as mentorias de gestão de tempo, pensamento positivo e resiliência ajudaram a manter o foco e se esforçar para o objetivo de cursar pedagogia.

 

Vitória foi aprovada pela FUVEST e ingressa em 2024 no tão almejado curso na USP Ribeirão Preto. Uma vitória que se estende para sua família, que além do apoio sonhou junto através de sua mãe, que não pode fazer faculdade e o padrasto, que sem condições de arcar com o ensino superior quando jovem, serviu de exemplo ao estar atualmente matriculado em administração.

 

“Eu tinha uma caneta e um sonho. A USP nunca foi uma esperança minha, achei que não conseguiria sem ter um ensino ótimo e estar nos melhores cursinhos etc, sem contar toda pressão de estar no último ano do ensino médio. Fácil não foi, mas valeu a pena. Em todas essas etapas, o Projete foi essencial para não desistir e me manter sempre na linha. O Projete me fez acreditar que tudo é possível se acreditarmos e dermos nosso melhor, e hoje eu tô colhendo os frutos que um dia essas pessoas maravilhosas plantaram na minha cabeça e no meu coração”, conclui.