2024 vem trazendo muitas novidades e resultados, mostrando a potencialidade do Projete e da educação direcionada aos jovens em vulnerabilidade social. Hoje, vamos conferir como a aproximação de empresas e jovens pode ser benéfico, os altos vôos de um projeto de intervenção, quais eventos aguardam as turmas ao longo do nosso calendário e inspiração em dose dupla.

Sejam bem-vindos a newsletter de junho!

 

Mantenedoras do Projete, empresas privadas tiveram espaço para apresentar o ambiente corporativo aos jovens e tirar dúvidas sobre empregabilidade e carreira profissional.

No dia 18/05 (sábado), os integrantes do projeto social Projete participaram do evento Projete Empresas e conheceram 8 das 33 empresas parceiras do curso, que apresentaram seu ambiente corporativo e esclareceram dúvidas sobre mercado de trabalho. O encontro aconteceu para as turmas de Ribeirão Preto e recebeu mais de 200 jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas no espaço A Fábrica.

As empresas Ourofino Agrociência, Ourofino Saúde Animal, Digitalnet Brasil, PwC Brasil, Hawk Digital Marketing, Honda Lago San, Supera Parque e Resolv tiveram 20 minutos para resumir sua história e mostrar um pouco das oportunidades e ramos do mercado de trabalho disponíveis para os jovens presentes. Com a relação de parceria, muitos ex-integrantes do Projete prestaram depoimentos de como conseguiram o primeiro emprego através do evento.

“Eu brinco que viemos para inspirar, mas sempre saímos inspirados. Eu quis trazer uma inspiração sobre a área da contabilidade, pois é uma profissão que poucos sabem que podem trabalhar com ela em grandes empresas como a PwC. As pessoas têm um pré-conceito por ser voltada para exatas, mas é uma área muito abrangente. Eu adorei receber as perguntas e agregar ao conhecimento deles”, comenta Laura Cunha, presente no evento representando a PwC Brasil.

A inspiração foi transmitida para jovens como Murilo Jhow Tocchini, estudante do ensino médio que busca aprimorar suas habilidades para ingressar no mercado de trabalho com boas oportunidades para aprendizado e crescimento profissional.

“Eu vi as empresas com um outro olhar, pude ver que não estou tão distante delas e que elas vão me auxiliar bastante na carreira pessoal e profissional, construindo a minha personalidade. Eu sou muito curioso e tenho tendência a área de exatas, mas com esse evento me senti aberto para novas experiências para diversas outras áreas e perspectivas. A desenvoltura deles nas apresentações faz com que a gente se imagine na empresa, e ver colegas da escola que fizeram o Projete hoje empregados prestando depoimentos da sua oportunidade me inspiraram a acreditar no meu potencial”, conclui.

Confira como foi o evento! 

 

Idealizado por jovens do Projete, ação que constitui na conscientização e educação contra o abuso sexual de crianças e jovens teve apresentação para mais de 100 crianças e familiares atendidos pelo HC Criança.

Nos dias 16 e 23 de junho (quintas-feiras), jovens do Projete 2023 realizaram uma ação em parceria com o Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual (SEAVIDAS) para campanha do Maio Laranja: mês de conscientização e combate à exploração sexual infantil no Brasil. Ao todo, mais de 100 crianças assistidas pelo Hospital das Clínicas (HC) tiveram na recepção do HC Criança a apresentação de uma peça teatral com fantoches e a distribuição do livro, escrito e ilustrado pelos integrantes da ação, “Miguelito e Lila Contra os Dragões”.

A parceria surgiu através da equipe médica da infectologia pediátrica do SEAVIDAS -HCRP, que tomou conhecimento do EducaRed, projeto de intervenção desenvolvido em 2023 por alguns dos jovens da turma vermelha e que se encontra disponível para parcerias. 

O trabalho, idealizado e desenvolvido do começo ao fim pelos integrantes do grupo, faz parte da conclusão do curso que tem como proposta estimular a criação de trabalhos voluntários que atendam um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O EducaRed foi elaborado para educar e alertar crianças e adolescentes sobre o abuso sexual infantil. Na nossa ação, realizamos diversas atividades lúdicas que passam pela compreensão dos menores, como a brincadeira do semáforo, sinalizando com as cores verde, amarelo e vermelho onde eles podem ou não ser tocados. Além disso, lemos o livro produzido por nós e aprovado por psicólogos que conta a história de crianças que enfrentam um dragão pedindo ajuda aos seus pais e familiares”, explica um dos integrantes do projeto, Felipe Marcovecchio.

Com atendimento multidisciplinar como psicológico, hospitalar e ambulatorial, o espaço HC Criança atende crianças e adolescentes de todo Brasil que precisam de cuidados e atenção à saúde, sendo um serviço de referência na saúde regional. As apresentações tiveram o intuito de reforçar a campanha de forma leve e compreensível aos pequenos.

“Infelizmente nos deparamos com muitos casos de crianças vítimas de abuso. No Brasil, Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Projetos como o desses jovens auxiliam em uma conscientização necessária, respeitando a capacidade de compreensão das crianças e trazendo o assunto de maneira leve, para que ela se sinta à vontade e possa aprender como buscar ajuda”, comenta a médica infectologista e responsável pelo SEAVIDAS-HCRP, Renata Abduch.

Confira um pouco da ação! 

 

 

Evento será gratuito e aberto ao público, trazendo dicas para cursos, bolsas, métodos de ingresso e até mesmo aula de redação. 

Atenção aos vestibulandos! Neste ano, as turmas de 2024 e qualquer interessado podem participar do Projete Vestibular, evento que trará um intensivo com dicas, orientações e diretrizes dos vestibulares mais populares do país. No dia 15/06 (sábado), das 8h30 no centro de Ribeirão Preto, voluntários capacitados estarão presentes no Projete apresentando sobre cursinhos, principais vestibulares e seus editais, métodos de ingresso como Prouni, SISU e outros, bolsas para universidades particulares e muito mais.

Sanando dúvidas, trazendo dicas, experiências e vivências de ex-vestibulandos já ingressos ou formados na universidade, os jovens poderão sanar dúvidas e compartilhar receios diante de uma etapa tão desafiadora em suas vidas. Além dos tópicos citados, eles ainda terão uma oficina de redação com dicas e instruções para produzir o seu melhor texto diante de temas trabalhados pelo ENEM. 

Não perca a oportunidade e anote na agenda!

 

 

Existe uma crença em que quando se espalham boas notícias e bons exemplos, elas geram um efeito dominó contagiante. Por acreditarmos nisso, iremos a cada newsletter mostrar uma história inspiradora dentro da nossa comunidade. Sejam nossos jovens, voluntários, parceiros e equipe, temos muito a compartilhar e influenciar para mantermos ativo o pensamento de que o lugar que você vem ou está, não determina onde você pode chegar! 

A jovem Vitória Ramos Vasconcelos, integrante da turma laranja do Projete 2023, é um grande exemplo de inspiração nos estudos. Em seu último ano do ensino médio, ela se encontrava sem perspectivas de formação acadêmica. Sem condições de arcar com uma faculdade particular, ela acreditava que não conseguiria cursar ensino superior devido a falta de preparo e apoio de cursinhos para ser aprovada no vestibular. 

Tudo mudou ao ingressar no Projete e receber a motivação e estímulo dos tutores da turma laranja. Em ensino integral, seus momentos de estudos mais intensos eram aos fins de semana e férias, realizando simulados, exercícios e assistindo aulas pelo YouTube e plataformas disponibilizadas pelo governo. Apesar das dificuldades, as mentorias de gestão de tempo, pensamento positivo e resiliência ajudaram a manter o foco e se esforçar para o objetivo de cursar pedagogia. 

Vitória foi aprovada pela FUVEST e ingressa em 2024 no tão almejado curso na USP Ribeirão Preto. Uma vitória que se estende para sua família, que além do apoio sonhou junto através de sua mãe, que não pode fazer faculdade e o padrasto, que sem condições de arcar com o ensino superior quando jovem, serviu de exemplo ao estar atualmente matriculado em administração. 

“Eu tinha uma caneta e um sonho. A USP nunca foi uma esperança minha, achei que não conseguiria sem ter um ensino ótimo e estar nos melhores cursinhos etc, sem contar toda pressão de estar no último ano do ensino médio. Fácil não foi, mas valeu a pena. Em todas essas etapas, o Projete foi essencial para não desistir e me manter sempre na linha. O Projete me fez acreditar que tudo é possível se acreditarmos e dermos nosso melhor, e hoje eu tô colhendo os frutos que um dia essas pessoas maravilhosas plantaram na minha cabeça e no meu coração”, conclui.