Idealizado por jovens do Projete, ação que constitui na conscientização e educação contra o abuso sexual de crianças e jovens teve apresentação para mais de 100 crianças e familiares atendidos pelo HC Criança.
Nos dias 16 e 23 de junho (quintas-feiras), jovens do Projete 2023 realizaram uma ação em parceria com o Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual (SEAVIDAS) para campanha do Maio Laranja: mês de conscientização e combate à exploração sexual infantil no Brasil. Ao todo, mais de 100 crianças assistidas pelo Hospital das Clínicas (HC) tiveram na recepção do HC Criança a apresentação de uma peça teatral com fantoches e a distribuição do livro, escrito e ilustrado pelos integrantes da ação, “Miguelito e Lila Contra os Dragões”.
A parceria surgiu através da equipe médica da infectologia pediátrica do SEAVIDAS -HCRP, que tomou conhecimento do EducaRed, projeto de intervenção desenvolvido em 2023 por alguns dos jovens da turma vermelha e que se encontra disponível para parcerias.
O trabalho, idealizado e desenvolvido do começo ao fim pelos integrantes do grupo, faz parte da conclusão do curso que tem como proposta estimular a criação de trabalhos voluntários que atendam um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
“O EducaRed foi elaborado para educar e alertar crianças e adolescentes sobre o abuso sexual infantil. Na nossa ação, realizamos diversas atividades lúdicas que passam pela compreensão dos menores, como a brincadeira do semáforo, sinalizando com as cores verde, amarelo e vermelho onde eles podem ou não ser tocados. Além disso, lemos o livro produzido por nós e aprovado por psicólogos que conta a história de crianças que enfrentam um dragão pedindo ajuda aos seus pais e familiares”, explica um dos integrantes do projeto, Felipe Marcovecchio.
Com atendimento multidisciplinar como psicológico, hospitalar e ambulatorial, o espaço HC Criança atende crianças e adolescentes de todo Brasil que precisam de cuidados e atenção à saúde, sendo um serviço de referência na saúde regional. As apresentações tiveram o intuito de reforçar a campanha de forma leve e compreensível aos pequenos.
“Infelizmente nos deparamos com muitos casos de crianças vítimas de abuso. No Brasil, Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Projetos como o desses jovens auxiliam em uma conscientização necessária, respeitando a capacidade de compreensão das crianças e trazendo o assunto de maneira leve, para que ela se sinta à vontade e possa aprender como buscar ajuda”, comenta a médica infectologista e responsável pelo SEAVIDAS-HCRP, Renata Abduch.
Confira um pouco da ação!
Deixar um comentário